Sirva-se do que você quiser

Galeria de Arte e Pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória - ES, 2019

Esta exposição não se articula por meio de coincidências temáticas ou de linguagem. Sendo assim, a mostra pretende apresentar o olhar de oito artistas contemporâneos sobre seus próprios conceitos criativos, exibindo a diversidade de suas produções.

 

Vai além do acaso observar que, mesmo buscando alternativas ao uso de temáticas, a diversidade das produções reunidas nesta mostra se convergem não somente por sua contundência de expressão artística. Quando observamos em conjunto os trabalhos de Carlos Pileggi, Daniel Antônio, Daré, Élcio Miazaki, Mariana Whately, Sandra Lapage, Santacosta e Thais Stoklos, verificamos que as pesquisas aqui apresentadas se debruçam, em maior ou menor escala, sobre coleta, gesto e acúmulo.

Nesse viés, a coletiva explora as relações de ressignificação e deslocamento de objetos comuns, do imaginário e do cotidiano, a fim de expandir as possibilidades de olhar esses mesmos objetos, uma vez que, para os artistas, não interessa devolvê-los para seu lugar comum. 

Colocando em diálogo diversas linguagens como pintura, fotografia, escultura e instalação, a exposição se propõe à criação de um espaço onde a prática e objeto se tensionam na busca da reiteração a partir da dissolução, seja da fisicalidade, do gesto ou da literalidade de sentido. 


Na soma desses movimentos, Sobreposição e Deslocamento confirma-se, por fim, como uma mostra dedicada a observar como os artistas lidam, hoje, com a redefinição do sentido do que, para nós, é apenas cotidiano: dos objetos de fácil reconhecimento aos sentimentos e intimidades que presenciamos em nossas vidas. É assim que experimentamos, de forma delicada, obsessiva, intensa, divertida, os trabalhos dos artistas aqui apresentados.

Carollina Lauriano